Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



O momento mais aguardado da semana é o fim. Por isso, para não iniciar a segunda feira com a sensação de que não aproveitou o seu tempo livre, aprenda a otimizar suas tarefas, não deixar pendências e aproveitar o fim de semana ao máximo. A diversão e a liberação do stress são imprescindíveis para uma rotina saudável e equilibrada.

 

1 - Crie uma lista de ítens agradáveis para fazer com a família

 

Vale jogos de tabuleiro, passeios de bicicleta, maratona de filmes. Evite atividades desgastantes que exijam muito do cérebro e do corpo. A palavra de ordem é relaxar. As práticas consideradas ‘vazias’, ou seja, que não exigem muita atividade cerebral são ótimas para entreter e se desconectar.

 

2 - Evite trazer o trabalho para casa

 

E se você trabalha em casa, tenha um home office separado do quarto onde dorme. Não atenda telefonemas profissionais a menos que sejam de estrema importância. Se desligue com consciência. Saia para passear mas não fique grudado ao celular postando fotos em redes sociais e respondendo e-mails compulsivamente. Viva a vida real. Se desprenda da necessidade de noticiar sua vida. Isto pode acabar se tornando um vício nocivo.

 

3 - Respeite os limites do seu corpo

 

 A semana inteira ficamos ansiosos para o fim de semana chegar. É o momento em que iremos descarregar todo o cansaço acumulado. Portanto, para que você inicie a semana com muito mais disposição, a gestão do tempo é fundamental. É preciso que haja um equilíbrio entre dormir e se divertir. O descanso é terapêutico e ajuda na diminuição do stress diário. 

 

4 - Pratique atividade física 

 

A prática de esportes causa a liberação de endorfinas no corpo. Elas ajudam a relaxar e te deixar com uma sensação de plenitude. O fim de semana é curto, mas há sempre formas de potencializar os treinos aeróbicos, porém, cuidado para não exagerar.

 

5 - Tire um tempo para não fazer nada 

 

Já parou para pensar que quando pensamos em aproveitamento do tempo, o que nos vem a mente é produção incessante? Na verdade, não fazer nada faz bem a criatividade e nos ajuda a pensar em soluções mais criativas. Atualmente vivemos a era do imediatismo. Tudo precisa ser a tempo e a hora. Desacelere. Você irá sentir a diferença.

 

6 - Se alimente bem

 

Para quem almoça na rua a semana inteira, a dica é fazer uma comidinha leve e saudável, sem excessos. Aproveite para desintoxicar seu organismo com sucos naturais e chás. Ir para a cozinha pode ser bem agradável, por isso, convide alguns amigos e faça um jantar na sua casa.

 

7 - Pesquise programas que caibam no seu orçamento 

 

Está sem dinheiro? Procure atividades familiares gratuitas na sua cidade. Com certeza você irá encontrar algo que tenha a ver com você. Ir a praia é uma opção, porém, se a sua cidade não tem belezas naturais, um teatro ou museu sempre tem alguma apresentação de boa qualidade e com um preço acessível.

 

8 - Reserve um tempo para meditar 

 

A meditação traz uma série de benefícios para o corpo e a mente, por isso, não deixe este tempo passar. Procure se conectar com suas necessidades e aliviar toda a tensão do dia. Busque a série de relaxamento que mais tem a ver com o seu ritmo. Algumas técnicas orientais podem auxiliar no combate de doenças físicas e mentais.

 

9 - Organize seu espaço  

 

Sabe aquela bagunça que você acumulou ao longo da semana? Aproveite o tempo livre para se desfazer do que não serve mais e organizar sua casa e seu tempo. Um ambiente bem arrumado te ajuda a pensar melhor e elimina o stress. A poluição visual causa uma desordem ao cérebro. Tire um dia para a limpeza geral.

 

10 - Convide seus amigos 

 

Está se sentindo sozinho? Talvez a vida corrida e a rotina de trabalho não estejam te deixando dar atenção para pessoas queridas em sua vida. Tire um tempinho para sair com os amigos ou com o cônjuge. Nem que seja para bater um papo e fazer um balanço da semana. Evite pessoas que falam de trabalho o tempo inteiro. Se você se enquadra no perfil de workaholic, ou seja, viciado em trabalho, dê um tempo e converse sobre a partida de futebol, o livro que leu, enfim, se desconecte um pouco e perceba outros horizontes.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:02



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D