Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Depois de muito trabalho, toda a rotina diária e muitos imprevistos e problemas, chega o período esperado por muita gente: as férias. Esse tempo longe dos desgastes do dia a dia é essencial para relaxar, aliviar o estresse, e proporcionar bem estar, porque durante as férias é o momento de fazer as coisas que se tem vontade e que não dá tempo com a correria do dia. Programar uma viagem, aproveitar a família, a companhia dos amigos e ficar a toa, sem preocupações, prazos e pressões. Mesmo que o período de férias não seja muito longo dá pra aproveitar bastante e fazer tudo o que foi planejado, desde que para isso seja empregado um método bastante prático e eficaz: a gestão do tempo. Ela é fundamental para o aproveitamento de todo o tempo livre, garantindo toda a diversão que se tem direito durante este período de descanso. E para se possa aproveitar as férias desde o primeiro minuto, até o último momento, aqui estão 10 dicas que podem ajudar a curtir o tempo livre.

 

1° - Organize-se: Se as férias estão quase chegando é melhor que se programe as atividades com antecedência, assim não será preciso perder o tempo livre para encontrar algo para fazer. Caso vá fazer uma viagem, reserve as passagens com antecedência, assim como o hotel, pousada ou casa em que vai ficar. Procure saber quais são os pontos turísticos mais procurados, as rotas que levam até eles em menor tempo, ou mesmo se é possível contratar um guia que ajude a conhecer tudo. Organize-se também com o orçamento!

 

2° - Relaxe: Programar tudo o que vai se fazer durante as férias é ótimo para não esquecer de nada e conseguir aproveitar ao máximo. Mas também não se pode esquecer que se tratam de férias, diversão, e não é preciso cumprir rigorosamente horários e prazos. Se isso acontecer talvez não seja possível aproveitar esse período de descanso, porque tentar cumprir tudo com exatidão pode causar estresse e cansaço mental, principalmente se houver algum imprevisto.

 

3° - Tenha um segundo plano: Coisas podem dar errado e imprevistos acontecem. Por isso tenha uma segunda opção. Por exemplo: vou passar minhas férias na praia tomando água de côco à beira mar. Ao chegar no litoral começa a chover: lá se vão as férias... Para evitar esse aborrecimento, tenha um segundo plano.

 

4° - Tenha uma rotina: Parece estranho falar de rotina quando se trata de férias, mas é preciso manter um horário para cada coisa, e assim garantir o bem estar físico e mental. Não é preciso dormir cedo e acordar cedo também, mas ficar acordado até muito tarde, virar as madrugadas vendo televisão e acordar quase na hora do almoço pode ocasionar um desgaste físico. O ideal é manter um horário mais ou menos regrado, fazer as refeições na hora certa, praticar exercícios físicos leves, como uma caminhada, por exemplo, e aproveitar este momento para levar as crianças ao parque, o cachorro para passear, bater papo com os amigos, reunir todo mundo para um joguinho de bola ou outra atividade.

 

5° - Distribua responsabilidades: Não adianta tirar férias mas deixar a cabeça no trabalho, se preocupando com isso ou aquilo que ficou por fazer. Deixe alguém encarregado pelas atividades que precisam de atenção constante, e descanse a mente. Ao ficar em casa, não assuma tudo para si, fazendo todas as tarefas que estão em atraso. Distribua funções, faça aquilo que for possível e tente não se sobrecarregar de pequenos afazeres, que irão tomar todo o seu tempo livre.

 

6° - Fique em casa: Se o orçamento está apertado e o tempo é curto prefira passar as férias em casa mesmo. Faça atividades em família, chame os amigos para uma pequena reunião, uma festinha, um almoço ou qualquer outro motivo que reúna as pessoas de quem gosta pra jogar conversa fora.

 

7° - Planeje atividades simples: Mesmo que não seja possível fazer algo muito grandioso nas férias, isso não quer dizer que elas serão sem graça e paradas. Planeje atividades simples, que geralmente não dá tempo de fazer, como pegar um cinema com os amigos, ir ao salão de beleza, sair pra dançar, passar um dia no clube, dar uma caminhada pela cidade, fazer compras, encontrar com os colegas no shopping, ir a um parque de diversões, fazer um piquenique e outras tantas coisas simples que são relaxantes e agradáveis, e podem preencher as horas livres do período de férias.

 

8° - Fique com a família: As férias são uma ótima oportunidade de matar as saudades dos parentes. Nem sempre é possível visitar os tios, os primos, passar um tempo com os pais ou avós ou dar atenção aos sobrinhos, mas com este tempo livre é possível rever todos eles, contar as novidades, conhecer o mais novo membro da família e passar horas prazerosas a lado da família. Muita gente tem também aqueles projetos inacabados com os filhos, como a casinha do cachorro ou a casa na árvore, e agora é o momento de terminar esses projetos em família e passar um tempo com os pequenos.

 

9° - Pratique um hobby: Tem tanta coisa boa para se fazer para passar o tempo, e nas férias é possível. Muitas pessoas já tem um hobby mas não conseguem se dedicar a ele na correria do dia a dia, ou então querem se aprofundar no mesmo, aprender coisas novas. Para quem ainda não tem um hobby, é hora de chamar aquele amigão e se aventurar com ele fazendo novas descobertas. Aprender a surfar, a tocar violão, dançar, cantar, pintar, fazer artesanato, aeromodelismo, enfim, são muitas as opções, é só escolher.

 

10° - Sessões de cinema em casa: com a família ou os amigos, assistir a um filme é sempre muito bom. Estourar umas pipoquinhas, esticar as pernas, acomodar as costas e relaxar, é um desejo de consumo de quem tem a vida corrida. Agende sessões de cinema em sua casa ou na casa dos amigos e divirtam-se com os momentos agradáveis, ótimas histórias e aquele chato que não sabe ver televisão sem parar de falar!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:00



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D