Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Seja em jantares românticos ou datas especiais, ambos os casos, assim como muitos outros, são ocasiões em que a presença do vinho acompanhado da comida é desejada e muito bem vinda.

 

Mas como escolher o vinho certo ? Como servir ? Qual vinho combina com determinado prato ? Qual a temperatura ideal ?

 

É claro que gosto cada um tem o seu, entretanto no caso de vinho e comida juntos, há algumas dicas que podem ser seguidas afim de tirar o melhor proveito da refeição servida com vinho sem ser um enólogo.

 

 

 

 Tipos de vinho :

 

Os vinhos possuem diferentes estruturas que os diferenciam entre si, sendo algumas delas a acidez, concentração e doçura.

 

- Vinhos tintos  podem ser leves de acordo com sua estrutura ou mais concentrados, que são os chamados vinhos encorpados. Geralmente servidos a uma temperatura ambiente e possuem boa acidez. Podem também ser secos ou doces, onde no caso dos secos combinam bem com comidas fortes, a exemplo de carne vermelha, bifes e churrasco. Para o caso de serem doces, são geralmente servidos na sobremesa, ao final de uma refeição, e são também chamados de licorosos. A característica mais marcante dos tintos é o sabor e aroma intensos.

 

- Vinhos Brancos são mais leves, oque os tornam mais combináveis com frutos do mar, peixes, carne branca, saladas e até mesmo queijos. São servidos gelados ou frescos.

 

- Vinhos Rosé são bem encorpados, com temperatura ideal entre 8 e10ºC. Aroma intenso, forte sabor de frutas vermelhas porém refrescante ao final. Combinam muito bem com aperitivos, comidas picantes ou bem temperadas, peixes, queijos e bacalhau.

 

- Vinhos Espumantes são muito escolhidos em datas festivas como casamentos, bailes de debutantes, formaturas entre outras. O fator estético do espumante é uma de suas características marcantes com as “bolhas” e a espuma que se forma na borda da taça. Servidos bem gelados por conter bastante acidez, combinam muito bem com comidas leves, tanto de entrada como sobremesas e aperitivos.

 

Servindo o vinho :

 

Quando se espera uma boa degustação de qualquer tipo de vinho devemos ficar atentos quanto a escolha das taças.

 

Antes de tratar de taças é importante entender que a quantidade de vinho a ser colocada na taça deve ser pouca, por volta de dois dedos na maioria dos casos, para que não se perca a qualidade do sabor e aroma do vinho.

 

- Taças menores com bojo largo são usadas para servir vinhos brancos e rosés, de forma a equilibrar melhor a troca de calor já que são servidos com temperaturas mais baixas.

 

- Taças compridas são usadas para espumantes por causarem o perlágio, que são as “bolhas” que saem do espumante e criam uma espuma na borda da taça proporcionando uma aparência mais elegante.

 

- Taças maiores com bojo largo são usadas para vinhos tintos, justamente pela intensidade de seu sabor e aromas, pois permitem que o vinho entre em contato com maior quantidade de oxigênio possível, processo chamado de “respirar o vinho”.

 

Decanter :

 

O decanter é um recipiente usado, geralmente para vinhos de safra mais antiga, pois estes acumulam partículas sólidas no fundo da garrafa. Escolhe-se o decanter para realizar a separação entre essas partículas sólidas e o líquido.

 

O decanter tem como função intensificar o aroma do vinho e assim como as taças, permite que ocorra a respiração.

 

Quando se opta pelo uso do decanter é importante que o vinho seja consumido logo em seguida para que as características do mesmo não se percam, diminuindo assim a qualidade de seu aroma e sabor, e jamais se devolver o conteúdo do decanter para a garrafa.

 

Vinhos Brasileiros :

 

Todos sabemos que em assunto de vinhos, é comum pensar em países como Itália, França ou Chile, entretanto a inserção de novas tecnologias nos processos de fabricação nas vinículas brasileiras está proporcionando uma boa quantidade de vinhos de produção nacional de boa qualidade para consumo. Dentre exemplos podemos citar :

 

  • Miolo

  • Alma única

  • Desejo

  • Bettú Bordalês

  • Moça Faceira

  • Aurora

 

Seja qual for a ocasião, um bom vinho sempre é bem vindo para melhorar ainda mais nossas refeições ou marcar ainda mais nossas comemorações.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:09



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D