Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Lazer como terapia

por Couto, em 22.12.14

Nos dias de hoje, as pessoas estão cada vez mais atarefadas no trabalho, nos estudo, no lar e se encontram com cada vez menos tempo para dedicarem-se a atividades que lhes dão prazer. Muitos usam recursos tecnológicos como fonte de lazer, um substituto a outras atividades que poderiam ser mais divertidas e sociáveis e com isso acabam se isolando no tempo livre que teriam, rodeando-se de bate-papos virtuais, jogos de celular ou computador ou postagens de conteúdos não muito interessantes em suas redes sociais.

 

Que fique bem claro que este artigo não é contra o uso de tecnologias para o lazer: estes também são meios para que os indivíduos possam se divertir, porém há pessoas que só lançam mão destes meios e se esquecem de muitas outra formas de se divertirem e tornam-se um tanto reclusas, preferindo passar o tempo de lazer sozinhas com algum aparelho eletrônico a ficar com familiares, amigos ou parceiros.

 

Passar um tempo de lazer com a família e amigos é fundamental para o lado social de alguém, assim como às vezes é necessário aproveitar o tempo livre sozinho mesmo. Sugerimos uma lista de atividades acessíveis que podem ser feitas com pessoas próximas ou individualmente, de modo a fazer do tempo livre uma experiência prazerosa e agradável.

 

Em grupo

 

1- Parques e zoológicos

Que tal um piquenique com a família ou amigos? Além de ser um programa barato, pois ir a parques é de graça e cada um pode contribuir com um item para lanche, dá para fazer várias atividades: passear de pedalinho, soltar pipa, brincar com o cachorro, andar de bicicleta. Tudo ao ar livre, aproveitando o máximo da natureza.

 

2- Praias

Parte do mesmo princípio que o passeio ao parque, mas ainda traz a vantagem de pegar um bronzeado, surfar ou nadar, fazer um lual.

 

3- Exposições

Fique atento às exposições que estão acontecendo em sua cidade entrando nos sites das organizações culturais. Exposições de pinturas, fotografias e artes plásticas costumam ter entrada franca e adicionam cultura e conhecimento.

 

4- Festa americana

Pode ser para comemorar o aniversário de alguém ou para alguma data comemorativa como festa junina, Natal ou Réveillon. Crie uma lista de convidados e itens para que cada um traga na data da festa. Escolha quem emprestará a casa e quem serão os responsáveis pela decoração e música e aí está uma chance de reunir os amigos de uma forma simples, mas divertida.  Outras comemorações que podem seguir este padrão são chás de bebê ou de panela, despedidas de solteiros ou mesmo para assistir a alguma partida de futebol.

 

5- Jogos

Reúna os amigos para um dia de jogos: videogame ou de tabuleiro. Cada um traz alguma para comer ou beber e monte um cassino em casa. Qualquer jogo de videogame fica mais divertido com companhia e esta é uma boa chance para tirar o pó daqueles jogos de tabuleiro que estão há muito tempo guardados.

 

Sozinho

 

1- Bibliotecas

Visite uma biblioteca e coloque a leitura em dia. Um livro é um bom companheiro de lazer e ainda lhe oferece conhecimento.

 

2- Spa em casa

Organize-se para montar um dia de beleza: separe os itens necessários e cuide do cabelo, do rosto, do corpo e pés. Com certeza se sentirá mais relaxado e bonito.

 

3- Sessão pipoca

Selecione alguns filmes para ver em casa, prepare pipoca ou compre guloseimas e assista a eles no conforto de seu sofá.

 

4- Escreva

O hábito de escrever textos seja para blogs ou sites como um redator freelancer ou para algo pessoal, como seu próprio blog é muito estimulante e ainda pode render uma graninha extra, considere essa ideia.

 

5- Tenha um hobby

Praticar atividades físicas, tocar um instrumento, pintar, desenhar, cozinhar, fotografar ou mesmo estudar são hobbys saudáveis e grandes maneiras de se divertir sozinho. Crie uma rotina com tarefas prazerosas e que tragam algum tipo benefício mental, cultural, físico ou que até mesmo financeiro. O importante é fazer coisas que sejam divertidas e que acrescentem alguma coisa ao seu tempo livre.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:45



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D