Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Mitos e verdades sobre o chocolate

por Couto, em 08.06.14

Chocolate, sem sombra de dúvida, um dos alimentos mais amado do planeta, perfeito para presentear alguém, seja no dias dos namorados, aniversário ou páscoa, e junto de tanta aceitação e paixão, surgem muitas lendas e mitos, mas como saber o que é verdade ou não? O chocolate faz bem ou mal para a saúde? Não se preocupe, listaremos para você, os principais mitos e verdades relacionados ao chocolate.

 

Mas atenção, os mitos e verdades aqui ditos, valem apenas para o chocolate amargo e para o chocolate ao leite, o branco é outra história, já que ele é bem diferente e possui somente manteiga de cacau e não o cacau em si.

 

Causa ou agrava espinhas e cravos. MITO!
Provavelmente o mito mais forte, quando estamos falando de chocolate, mas estudos dos últimos 20 anos, indicam que o chocolate não possui nenhuma culpa em relação ao surgimento, ou piora, de espinhas. Os testes foram feitos com grupos de controle, onde um grupo possuía uma dieta rica em chocolate e o outro, uma dieta sem chocolate, no fim dos testes não foram notadas diferenças entre os grupos em relação a acne.

 

Tem a capacidade de reduzir o stress. VERDADE!
Foram realizados estudos com pessoas muito estressadas, elas comeram cerca de 50 gramas (ou cerca de um pequeno tablete) de chocolate amargo todos os dias, durante duas semanas, o resultado foi muito positivo, o grau de stress de todos diminuiu consideravelmente. Mas também, como continuar estressado comendo chocolate?

 

Causa cáries e outras doenças relacionadas aos dentes. MITO!
Na verdade, a proteína, o fosfato e o cálcio contido no chocolate ao leite, ajudam a manter a saúde dos dentes em dia, além de que, o tipo de gordura presente no chocolate, ajuda ao alimento ficar menos tempo parado dentro da boca. Vale lembrar que, basicamente quase todos os alimentos são capazes de causarem cáries e outras doenças bucais, o ideal é sempre manter os dentes e a língua bem escovados após cada refeição, seja ela composta por chocolate ou não.

 

É rico em nutrientes e faz bem para a saúde. VERDADE!
O chocolate é rico em alguns nutrientes, como o magnésio, cobre, ferro e zinco, ele também possui um antioxidante em grande quantidade, que ajuda a combater a oxidação, que podem acabar danificando ou matando células. Além disso, uma pequena quantidade diária de chocolate amargo, pode ajudar a controlar a pressão alta e ajudar na resistência à insulina.

 

Engorda mais do que outros alimentos. MITO!
As pessoas acreditam que açucar é o príncipal causador do ganho de peso, isso é apenas meio verdade, mais importante do que controlar o quanto de açucar é ingerido, é controlar quantas calórias por dia a pessoa come. Uma barra comum de chocolate, tem por volta de 220 calórias, sendo perfeitamente possível de ser encaixada em qualquer dieta saudável. É importante notar, que nada pode ser consumido em exagero, e que, dietas são muito mais eficazes em conjunto com exercícios físicos.

 

Quanto mais amargo, melhor. VERDADE!
Não estamos nos referindo ao gosto do chocolate, isso só pode ser definido pelo paladar de cada um, mas sim ao seu valor nutritivo, o chocolate amargo é mais saudável, quanto mais amargo, mais antioxidantes ele possui. Se compararmos com o chocolate ao leite, dependendo da marca e de como ele é produzido, o amargo pode ter até o dobro de antioxidantes. Isso se deve, porque o chocolate amargo é feito com muito mais cacau, cerca de 50% até 85%, e o restante de açucar, enquanto o chocolate ao leite, só possui cerca de 30% de cacau.

 

No fim das contas
Os estudos feitos com o chocolate, provam que é um alimento que, se consumido com moderação, pode fazer parte de uma dieta saudável e acompanhá-lo durante toda a vida, ajudando a combater doenças e a manter a saúde em dia, sabendo disso, está esperando o que para incluir o chocolate a sua rotina e torná-la mais adocicada (ou amarga, se a sua preferência for o amargo)?

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:52



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D