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Com a vida cada vez mais corrida, a falta de sono preocupa especialistas, que alertam: nunca dormimos tão pouco. Parece que está cada vez mais difícil reservar um tempo maior durante a noite para o descanso, mesmo depois de um dia de muito trabalho e estudo. Com isso, cresce a importância do cochilo, aquela soneca após o almoço típica dos mexicanos e espanhóis, e que pode trazer inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar. Abaixo, vamos conferir alguns deles:

 

 

Melhore sua digestão

Um dos benefícios da sesta é a melhora no processo de digestão. Quando almoçamos, ou fazemos alguma refeição mais pesada, nosso organismo fica mais lento. Isso ocorre porque ele precisa digerir os alimentos que foram consumidos, e é comum que nessas horas a sensação de sonolência tome conta do corpo. Sendo assim, nada melhor do que repousar, para facilitar a circulação do sangue a todas as áreas do corpo e evitar o desgaste que atividades mais intensas podem gerar neste período.

 

Dormir evita acidentes

Aí está um dado que poucas pessoas conhecem: no Brasil, aproximadamente 20% dos acidentes de trânsito são causados pelo sono sentido pelos motoristas, que acabam dormindo na direção. Esse percentual tão alto serve para nos alertar dos perigos que podem estar escondidos em atividades que exigem maior concentração, principalmente à noite e depois do almoço. Mas, se dirigir logo depois do almoço for inevitável, procure consumir algo estimulante antes, como café ou chocolate, e redobre a atenção ao volante.

 

 Mais disposição

O hábito de “sestear” pode parecer perda de tempo, ainda mais com tantas tarefas e compromissos a serem cumpridos durante o dia, mas os especialistas na área são unânimes em afirmar que tirar um cochilo após o almoço interfere diretamente na disposição para o resto do dia, podendo até melhorar fatores como a concentração e a memória. Após o repouso, a tendência é de que as pessoas realizem suas atividades com mais organização e rapidez, recuperando os minutos que foram destinados ao descanso.

 

Menos estresse

O jornal britânico Daily Mail publicou recentemente o resultado curioso de um estudo: segundo a pesquisa, pessoas que dormem mais e melhor são mais felizes. Isso mostra que a sesta pode ser preponderante para que, com o corpo descansado, a sensação de esgotamento e estresse seja drasticamente reduzida, Uma boa sesta pode interferir positivamente no seu rendimento no trabalho e ainda melhorar a forma com que você se relaciona com as pessoas com quem convive diariamente.

 

O importante é relaxar

Por se tratar de uma pausa bem no meio da agitação diária, algumas pessoas relatam ter dificuldades para conseguir conciliar o sono. Nesse caso, o melhor caminho para uma boa sesta é se desligar momentaneamente dos problemas, e aproveitar os minutos preciosos de descanso para que o corpo e a mente tenham mais condições de enfrentar aquilo que as próximas horas reservam.

 

Qual é a duração ideal de uma sesta?

A duração da sesta varia de acordo com cada pessoa e a sua disponibilidade de tempo. Contudo, é importante frisar que o ato de dormir após o almoço não pode ser considerado como uma recuperação do sono perdido na noite anterior. Um período de descanso que varie entre vinte minutos e uma hora é o ideal para recarregar as energias para o restante do dia!

 

Onde sestear?

Para o descanso do início da tarde, valem as mesmas regras do sono noturno: os ruídos ao redor e a iluminação muito forte podem prejudicar a sesta, e até mesmo torna-la um momento estressante. Para evitar esse desgaste, o ideal é que sejam escolhidos locais frescos, com baixa iluminação e o mínimo possível de ruídos.

 

Você sabia?!

Durante muitos séculos, a sesta não foi apenas um hábito, mas também um direito trabalhista assegurado na Espanha. Porém, nos últimos anos, com a chegada de empresas de outros países e a aceleração do ritmo industrial, a prática começou a perder força aos poucos.

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publicado às 16:19



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