Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Muitas mulheres tratam os cosméticos como jóias e compram-nos como se o mundo fosse acabar no dia seguinte. A verdade é que, os cosméticos têm prazo de validade, assim como os alimentos, que devem ser respeitados, caso contrário, poderão danificar a pele.
 

 

A pele é o maior orgão do corpo humano  e, devido às próprias secreções e ao meio ambiente, vai acumulando imensos resíduos que a impedem de respirar. Por essa mesma razão é importante escolher os melhores cosméticos e também respeitar os prazos de validade, sendo que em alguns produtos é possível prolongar o prazo de validade.  Para além do prazo de validade é necessário ter um cuidado extra com a higiene de modo a evitar a proliferação de bactérias. A forma mais eficaz de evitar a proliferação dos micróbios é lavar e desinfetar bem as mãos antes de utilizar o produto.


   Para verificar a validade dos seus produtos basta consultar o rótulo e ver uma imagem de um pote com um número e a letra M. I

 

 sso corresponde ao número de meses que o produto está em boas condições após abertura. Alguns produtos vêm com uma data (Válido até XX/XX/XXXX) que indica uma data fixa, ou seja, quer dizer que a validade começa a contar desde a data de fabrico e não a data de abertura.  Uma dica: se a validade estiver impressa na embalagem de cartão e se quiser deitá-la fora, aponte num bloco ou cole uma etiqueta na embalagem que contém o produto. Desse modo estará sempre a par da validade.

  • Bases e cremes
    As bases, sejam líquidas ou cremosas, por norma costumam durar 12 meses;
     
  • Produtos em pó
    Os produtos em pó são os que têm uma durabilidade mais extensa. Normalmente duram 24 meses;
     
  • Máscara de pestanas e delineador
    Este tipo de produtos, por serem aplicados nos olhos, têm uma duração muito curta: entre 3 a 6 meses.
     
  • Batom e gloss
    Estes produtos normalmente duram 12 meses após a sua abertura.

 

Para prolongar os prazos que são indicados nas embalagens (que por vezes, são meramente indicativos) não deve guardar a  maquilhagem em sítios húmidos, como a casa de banho por exemplo. Toda a maquilhagem deve ser guardada em sítios secos e que não estejam expostos à luz pois, a humidade fará com que os produtos se estraguem mais rapidamente e com que haja uma maior proliferação de bactérias. Sabia que as bactérias demoram cerca de 20 minutos a multiplicarem-se pelos cremes?

 

Quando um produto perde a validade antes do prazo indicado, deve ser deitado fora. O maior conselho a dar, é andar atenta aos seus cosméticos. Deve verificar o cheiro, a consistência e a cor dos seus produtos e, se realmente esses aspetos tiverem uma alteração significativa, deve deitá-los fora. Sempre que verificar uma alteração num produto suspenda a sua utilização. Outro truque para prolongar a data de validade é desinfetar. Para tal deve usar Álcool de 60 a 70 volumes (que é considerado o mais adequado para produtos de cosmética) e colocá-lo numa embalagem com vaporizador. De seguida abra todos os seus produtos em pó (e somente os produtos em pó) e vaporize com uma distância de pelo menos 15 cm e deixe arejar num espaço  aberto. Para os produtos cremosos basta humedecer um lenço em álcool e passe no produto em questão. No caso de cremes de corpo e rosto, basta desinfetar bem as mãos antes de tocar no produto.


Nunca use produtos com um aspeto duvidoso (mesmo dentro do prazo) porque qualquer alteração no produto pode causar danos irreversíveis na pele, desde a micoses, infeções, comichão, borbulhas e escamação da pele ou do couro cabeludo e alergias.

Resumindo e concluindo, os cuidados gerais a ter com os cosméticos são: guardá-los em ambientes secos, não partilhar os produtos com outras pessoas, verificar com alguma frequência o estado dos produtos, lavar e desifetar as mãos, bem como, os produtos, deve também ler sempre as embalagens e os folhetos e fazer uma revisão periódica dos cosméticos de modo a verificar se algum se encontra em estado vencido, se sim deite-os fora.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:38



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D