Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Detox significa desintoxicação e limpeza do organismo recorrento a alimentos ricos em nutrientes e fibra. Todos os dias o nosso organismo fica repleto de substâncias nocivas, tais como, gordura, químicos, etc e uma dieta detox ajuda a limpar o organismo permitindo que este funcione devidamente.

 


   Os programas (ou dietas) detox permitem reequilibrar, regular e rejuvenescer o organismo e por esse motivo, é fácil perder peso de fórmula saudável graças às propriedades antioxidantes e dietéticas dos sumos utilizados nestes programas detox. Esta dieta é feita apenas à base de sumos durante três dias (por semana, até três semanas) e normalmente os sumos utilizados têm 0% de adição de açúcar, à exeção dos naturais, e têm maioritariamente legumes. Não é, de todo, aconselhável que faça estes programas dietéticos mais do que três semanas porque o organismo pode ficar fragilizado. Pode sim, intercalar os sumos com alimentos que ajudam a perder peso e a desintoxicar o organismo:

  1. Chocolate preto
    Chocolate!? Sim, leu bem! O chocolate preto está recheado de antioxidantes e flavonoides que ajudam o corpo a defender-se de agressores e, como acelera o metabolismo, diminui o apetite.
     
  2. Canela
    Experimente polvilhar uma colher de chá de canela no leite ou nos flocos de aveia ao pequeno almoço, a refeição mais importante do dia. A canela ajuda a diminuir os níveis de açúcar e a controlar o colesterol.
     
  3. Sementes de linhaça
    As sementes de linhaça são uma excelente fonte de fibra e contribuem para a eliminação de toxinas e melhoram o funcionamento do organismo.
     
  4. Frutos secos
    É imperativo incluir frutos secos num programa detox! Os frutos secos não engordam, ao contrário do que se pensa, e são ricos em proteínas, fibras e nutrientes. Não tem desculpa para não os incluir na sua alimentação diária.

 

Existem vários tipos de programas detox, constituídas por diferentes sumos e diferentes tipos de refeições. O programa mais “radical” não inclui refeições sólidas, isto é, todas as refeições do dia têm que ser substituídas pelos sumos detox durante três dias. Parece impossível, mas de facto, não é. Caso sinta fome, ou vontade de trincar alguma coisa, coma uma maçã (que é incluída nos sumos dietéticos por ser uma fruta refrescante e cheia de nutrientes, desintoxica o organismo e a perder peso devido ao seu baixo poder calórico) ou beba um gole de água. Nos programas mais leves pode fazer uma refeição sólida preferencialmente ao almoço e de baixo teor calórico, e todas as outras devem ser sumos. Há vários tipos de sumos, desde sumos com sabor mais frutado a sumos com sabor a vegetais. Pode experimentar todos pois todos têm o mesmo objetivo: desintoxicar o organismo. Aqui ficam algumas receitas que pode experimentar e adaptar ao seu gosto:

  1. Sumo verde com gengibre

O gengibre é uma planta que apresenta imensos benefícios terapeuticos, uma vez que, é um poderoso desintoxicante, acelera o metabolismo e queima imensa gordura corporal. A couve, por sua vez, é rica em Vitamina C e fortalece o sistema imonulógico. Por fim,  a maçã verde é uma poção de saúde. É uma fruta refrescante e cheia de nutrientes, desintoxica o organismo e a perder peso devido ao seu baixo poder calórico. É aconselhavel tomar de manhã em substituição do pequeno-almoço.

Ingredientes:
- 1 folha de couve
- 1 maçã verde com casca partida aos cubos pequenos
- Raspas de gengibre
- Água

Modo de preparação:
Lave a couve e a maçã. Rasgue a couve, junte maçã, as rapas de gengibre e a água e bata tudo. Evita adicionar açúcar e está pronto a servir.
 

  1. Sumo de fruta e cenoura

O abacaxi é maioritariamente composto por água e como tal, facilita imenso o processo de perda de barriga. A cenoura é um poderoso antioxidante e como tem pouca gordura e poucas calorias ajuda a emagrecer. Já a laranja regula o trânsito intestinal. Quanto a tomar este sumo, dê preferência a ingeri-lo em substituição do pequeno almoço.

Ingredientes:
- 2 cenouras médias sem casca e picadas
- 2 rodelas de abacaxi partidas aos cubinhos
- 250ml de sumo de laranja natural bem fresco
- 5 folhas de hortelã

Modo de preparação:
Descasque as cenouras e pique-as na picadora ou, se preferir, corte aos cubos bem pequenos. Faça o mesmo com o ananás e de seguida, na liquidificadora (ou num copo alto e com o auxílio da varinha mágica) misture o ananás, a cenoura, o sumo de laranja e as folhas de hortelã. Se preferir pode ainda juntar cubos de gelo para um sumo ainda mais fresco.
 

Resumindo, para começar um programa detox deve planear a sua dieta, ou seja, esquematizar o tipo de dieta e os sumos que pretende beber e quando. Lembre-se de não a fazer por mais de três semanas. Ao invés disso pode comer os alimentos supra-citados que têm um efeito desintoxicante.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:54



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D